São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ginástica legislativa

Nos anos 50, o deputado Ruy de Almeida Barbosa era presidente da Assembléia Legislativa paulista. Certa vez, durante a votação simbólica dos projetos na ordem do dia, ele anunciou a aprovação de um texto, enquanto todos os deputados haviam se levantado indicando que o rejeitavam.
A atitude causou alvoroço no plenário. Os parlamentares, entretanto, não tiveram ousadia para fazer uma advertência ao presidente da Assembléia.
Passaram-se vários minutos até que, atônito com o comportamento de Barbosa, um dos presentes criou coragem e pediu a palavra. Reclamou do "equívoco da presidência". E argumentou:
— Presidente, o senhor deu por aprovada uma propositura rejeitada pela grande maioria.
Barbosa não se apertou e, com toda a calma, tratou de manobrar o processo legislativo:
— Não procede a questão do nobre deputado, pois esta presidência foi interrompida no exato momento em que estava anunciando haver sido aprovada a rejeição do projeto...

Texto Anterior: Freio no consumo; Enxurrada de carros; Oposição regional; Chefes políticos; Verde no PT; Tentando outra; Revoada; Lobby crescente; Reengenharia
Próximo Texto: Brasil perde US$ 5 bi por ano em remessas irregulares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.