São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negros sambam melhor do que brancos?

SIM. Ainda mais se for baiano. É como diz um verso de Gilberto Gil "Toda menina baiana tem um jeito que Deus dá", acho mesmo que é por aí.
Os negros têm mais facilidade mesmo. Não é que branco não saiba sambar, acho que tem brancos que causam tão boa sensação nos desfiles quanto negros, mas é nos ensaios, na preparação dos blocos que você percebe a diferença.
Eles pegam as coreografias com mais rapidez, são extremamente criativos. Enquanto os brancos brigam com os quadris, pés e ombros para pegar o feijão com arroz, eles já estão inventando variações sobre o mesmo tema. São o máximo.
Com as crianças então a diferença é mais gritante.
As mulatinhas parecem já nascer com um bambolê na cintura. Mal começa o batuque dos tambores e os pezinhos das meninas já começa a arrastar no chão e a cinturinha rodopia. No requebra elas são imbatíveis. Vão para cima e para baixo como se fossem de borracha.
A gente, porém, tem de frequentar aulas de ballet e estudar anos para conseguir adquirir alguma agilidade na cintura, saber sincronizar os ombros com os quadris. E só conseguimos a custa de muito exercício de alongamento e coreografias simplificadas.

HELENA BUARQUE DE HOLANDA, 23, é historiadora e namorada de Carlinhos Brown.

Texto Anterior: Bailes do Rio não resgatam glamour
Próximo Texto: Os negros sambam melhor do que os brancos?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.