São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Banco de sangue azul" foi fundado em 1762

DE LONDRES E DA REPORTAGEM LOCAL

O Baring Brothers, o sexto maior banco comercial do Reino Unido, é conhecido como o "banco de sangue azul" na "City", o centro financeiro de Londres.
O apelido tem origem no fato de o Barings administrar grande parte da fortuna da rainha Elizabeth 2ª.
Fundado pelos irmãos Francis e John Baring em 1762, o "banco da rainha" é o mais antigo do país e sempre teve importante participação na história do país.
Foi o grande financiador das guerras do Império britânico contra a França de Napoleão.
O episódio atual não é o primeiro momento de dificuldade na história do banco. Em 1890, o Barings esteve próximo à falência por causa de empréstimos a outros países, principalmente Argentina.
A intervenção do Banco da Inglaterra, com a reunião de um fundo de mais de 400 milhões de libras em dinheiro atual, e o poder de influência da família Baring conseguiram salvar o banco.
Para os mais de 4.000 empregados do grupo Barings em todo o mundo, o dia de ontem transformou-se numa "segunda-feira negra". Colocado sob intervenção e em regime de liquidação pelo Banco da Inglaterra (o banco central do país), o banco teve seu patrimônio congelado pelas autoridades monetárias do país.
Ontem, todo o banco, desde os dirigentes até os mais simples empregados se faziam a mesma pergunta: "Como pôde apenas um homem deixar na última lona o mais antigo banco britânico?".
A comunidade financeira da região da Ásia-Pacífico procurava adivinhar qual instituição ocupará a lacuna deixada pelo Barings.
O Barings era o maior banco de investimentos da região desde 1990, segundo o ranking anual da revista financeira "Asiamoney".
No ano passado, o Barings chegou ao primeiro lugar do ranking dos bancos de investimento com o maior número de analistas especializados na economia asiática.

Texto Anterior: Operador desaparece e é procurado pela polícia
Próximo Texto: Azevedo critica falta de controle das operações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.