São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995 |
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Brasil avança no mercado chinês
JAIME SPITZCOVSKY
O investimento soma US$ 29,5 milhões, divididos assim: a Embraco responde por 52%; a Snowflake por 40%; e a Whirlpool, por 8%. O lado brasileiro calcula que em 1996, atingida a meta de produzir anualmente 1,4 milhão de compressores, a joint venture vai registrar um faturamento anual superior a 40 milhões de dólares. A cerimônia de ontem ganhou contornos de festa política. Teve como palco o suntuoso Palácio da Assembléia do Povo, na praça Tian An Men, coração de Pequim. Acostumado a reuniões do Parlamento e do Partido Comunista, o Palácio se transformou em cenário para uma cerimônia de asssinatura que contou com 260 convidados e o prefeito de Pequim, Li Qiyan. A Snowflake, empresa com 10 mil funcionários, pertence ao governo municipal. Pelo lado brasileiro, compareceram o embaixador João Augusto de Medicis e Hugo Miguel Etchenique, presidente da Embraco e do grupo Brasmotor, que engloba a companhia produtora de compressores e é dona da marca Brastemp. A Embraco, fornecedora a mais de 60 países, começou a namorar o mercado chinês em 1993, quando estabeleceu os primeiros contatos com a Snowflake. A fim de calcular o potencial para venda de geladeiras no país de Deng Xiaoping, a companhia brasileira se baseou também num dado estratégico: na China, surgem dez milhões de famílias por ano. "E o mercado ainda está longe da saturação", opina Ernesto Heinzelmann, diretor da Embraco e autor dos primeiros relatórios na empresa sobre as ofertas do mercado chinês. A Embraco vai fornecer tecnologia e técnicas de gerenciamento para produzir os compressores de refrigeração. Estes, considerados o "coração" da geladeira, serão usados em produtos fabricados em outra joint venture, organizada há dois meses entre a Snowflake e a Whirlpool. Mas a Embraco-Snowflake, que vai contar com quatro especialistas brasileiros morando em Pequim, também vai fornecer compressores para outros fabricantes de geladeiras. Calcula-se que haja 20 clientes num universo de 40 empresas na China voltadas para o setor da refrigeração. A Embraco-Snowflake, prevista para funcionar a pleno vapor a partir de abril e empregar 1.150 funcionários, planeja exportar a partir do seu terceiro ano de existência. O alvo recai sobre outros países da Ásia, também marcados pela ebulição que faz a China ter a economia que hoje mais cresce no planeta. Por enquanto, na terra natal, a Embraco emprega 6,5 mil trabalhadores e detém cerca de 70% do mercado nacional. A empresa, sediada em Joinville, projeta uma produção de 11 milhões de compressores em 1995. Texto Anterior: Bovespa negocia 39% a mais em janeiro; Lucro líquido do BMD cresce 106% em 94; Renault pode investir US$ 1 bi no Cone Sul; Banorte investe R$ 20 milhões em 95 Próximo Texto: Bolsas reagem mal a novo pacote argentino Índice |
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