São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De Chiapas a Bruxelas

MARIA ERCILIA
EDITORA-ADJUNTA DO MAIS!

Responda rápido: o que Chiapas e Bruxelas têm em comum? Quem disser sem respirar um grande interesse na comunicação por computador acertou.
Pois é. O subcomandante Marcos conseguiu atrapalhar um ataque do governo com uma mensagem pela Internet, diretamente das profundezas de Chiapas (um dos endereços que distribui comunicados dos zapatistas é pueblo laneta.apc.org).
Em Bruxelas, no último fim-de-semana, nunca se viu tanto megaempresário e tanta delegação junta.
A Information Society Conference reunião do G-7 (grupo dos sete países mais industrializados: Estados Unidos, Canadá, França, Reino Unido, Alemanha, Japão e Itália) que discutiu o futuro da Information Society levou para a Bélgica também líderes do mundo dos negócios como Takashi Kitaoka (Misubishi), Carlo de Benedetti (Olivetti) e Robert Allen, da (AT&T).
Houve muita conversa sobre o novo abismo social que a tecnologia pode criar, entre os que sabem e os que não sabem. Mas os europeus estão mesmo é preocupados com o gigantismo americano, temendo que seu mercado de informação seja tomado por empresas dos EUA.
Aliás, 10 milhões de europeus utilizam hoje a Internet, contra 40 milhões de americanos (números aproximados).
A Internet por enquanto ainda se parece com uma janela de utopia, uma oportunidade de mudança de paradigma. Agora é ver se as estruturas existentes, políticas e econômicas, vão digerir este meio novo, ou se o meio pode transformar as estruturas. Enquanto homens de negócios e políticos tentam refazer conceitos de regulamentação e mercado para se adaptar à nova realidade, a Internet mostra sua força em episódios como o de Chiapas. Ou sua enorme fragilidade: quando o hacker Kevin Mitnick foi preso nos EUA, descobriu-se que ele tinha estocados mais de 20 mil números de cartão de crédito.

CyFiWay
O Washington Post organizou uma competição para achar um novo nome para a information superhighway (super-rodovia da informação), considerando que a expressão já está um tanto quanto gasta. Incrível, porque a própria sequer começou a existir. O hype foi tanto que
O vencedor foi a CyFiWay (não tem a mínima cara de que vai pegar). Outros candidatos: E-Net, Agora, Skynet e InfoSphere.

O e-mail de NetVox é folha sol.uniemp.br

Texto Anterior: 'Glauber virou uma estátua que falava'
Próximo Texto: De Chiapas a Bruxelas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.