São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

EUA e França abafam caso de espionagem

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

França e EUA decidiram abafar o caso de espionagem revelado na semana passada. Os dois países decidiram evitar qualquer declaração sobre o assunto e devem resolver o problema nos bastidores.
A embaixadora americana em Paris, Pamela Harriman, foi convocada para audiência ontem com o premiê Edouard Balladur.
Foi o segundo encontro entre os dois desde que o caso foi revelado pelo jornal "Le Monde", na quarta-feira. Como da primeira vez, a embaixadora se recusou a fazer qualquer comentário à imprensa.
A embaixada dos Estados Unidos informou que, a partir de agora, apenas Washington se pronunciará sobre o assunto.
Balladur divulgou uma nota oficial, reafirmando sua "vontade de ver as relações entre França e Estados Unidos baseadas na confiança recíproca, na cooperação e na amizade".
Antes do encontro com Harriman, o premiê francês se reunira com três de seus ministros: Charles Pasqua, do Interior; Alain Juppé, das Relações Exteriores, e François Léotard, da Defesa.
Na reunião, Balladur pediu aos três ministros que não façam mais declarações sobre o caso.
Nos últimos dias, os ministros Pasqua e Juppé se acusaram mutuamente, através de insinuações, de ter permitido o vazamento do caso à imprensa.
O comunicado oficial do primeiro-ministro afirma que "nenhum comentário, público ou privado, será feito sobre os problemas criados pelas atividades de certos cidadãos estrangeiros no território nacional".
A bronca de Balladur parece ter surtido efeito: em entrevista à TV, horas mais tarde, perguntado sobre o conflito com Pasqua, Alain Juppé se limitou a dizer que "cada ministro faz seu trabalho".
O caso de espionagem estourou na quarta-feira. A França pedira à embaixada americana que enviasse de volta aos EUA cinco pessoas, entre elas quatro diplomatas, acusados de espionagem industrial e política para a CIA (central de inteligência americana).

Texto Anterior: ONU retira soldados da Somália após 2 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.