São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce uso de cocaína no Brasil

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

A missão da Junta Internacional de Fiscalização de Narcóticos visitou o Brasil em março de 1994. "Devido a crises políticas e administrativas dos últimos anos, os órgãos de fiscalização de drogas estão debilitados para elaborar estratégias e introduzir medidas de repressão eficazes", afirma o relatório.
O Brasil foi citado como o país que registra aumento do consumo de cocaína e de anoréxicos (substância encontrada em remédios para controle de apetite).
O texto indica que o trânsito de drogas e substâncias psicotrópicas no Brasil também aumentou, devido a medidas restritivas adotadas em países andinos.
"O fluxo de produtos químicos para fabricação de drogas do Brasil a outros países não diminui porque os traficantes aproveitam o vácuo jurídico que existe no país", afirma o texto.
Em um dos artigos, a Junta ressalva o esforço feito pela Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas, citando como exemplo a apreensão de 7,5 toneladas de cocaína em junho de 1994.
Meninos de rua que consomem inalantes (solventes orgânicos e cola) foram citados como um dos principais problemas sociais e de saúde pública de várias cidades da América do Sul.
(DR)

Texto Anterior: ONU revela aumento do tráfico de drogas
Próximo Texto: Ofensiva russa faz 58 mortos em 24 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.