São Paulo, quarta-feira, 1 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Simulação recria início de explosão de supernova

DA REDAÇÃO

Astrônomos da Universidade da Califórnia (EUA) conseguiram desenvolver uma simulação em computador do momento da explosão de uma estrela supernova.
A simulação reproduz com fidelidade a sequência de fenômenos que levam a estrela a explodir.
O fenômeno acontece quando o centro da estrela, com massa muitas vezes superior à do Sol, fica sem combustível para queimar. Começam a ocorrer as fusões nucleares, processos no qual dois núcleos de átomos se fundem formando um terceiro tipo. Dois átomos de hidrogênio originam um de hélio; dois de hélio se resultam em um de carbono; dois de carbonos, em um de oxigênio; dois átomos de oxigênio, em um de ferro. Devido à enorme massa, o núcleo não consegue suportar a força de gravidade.
Em menos de um segundo o diâmetro da estrela passa de centenas de quilômetros a menos do que 30 km.
Como resultado da compressão, o núcleo rebate (como uma bola de basquete ao cair no chão) e se choca com a camada mais externa, gerando uma onda de choque (foto superior). Cientistas acreditam que essa onda faz a estrela explodir (foto inferior).

Texto Anterior: Enxaqueca pode elevar risco de sofrer derrame
Próximo Texto: Papa abre Campanha da Fraternidade de 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.