São Paulo, quarta-feira, 1 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enxaqueca pode elevar risco de sofrer derrame

DA REPORTAGEM LOCAL

Pessoas que sofrem de enxaqueca têm risco maior de sofrer derrame, de acordo com estudo publicado na revista da Associação Médica Americana.
Pesquisadores da escola de Medicina de Harvard acompanharam 22.071 médicos com idade entre 40 e 84 anos (em 1982) que não relataram nenhum caso de câncer ou problemas cardiovasculares anterior.
Desses, 1.479 se queixavam de enxaqueca, dos quais 1,3% tiveram derrame.
Os voluntários fizeram parte do estudo de saúde dos médicos, um teste do tipo duplo-cego que procurou testar os efeitos da aspirina e beta-caroteno na prevenção de câncer e problemas cardiovasculares (duplo-cego significa que nem médicos nem voluntários sabem quem recebe o quê).
"No estudo, os médicos que se queixaram de enxaqueca tiveram riscos 80% maiores de derrame total e duas vezes mais riscos de derrame isquêmico (quando artéria entope), desde que observados a idade e fatores de risco para problemas cardíacos", disseram.

Texto Anterior: EUA criam vacina contra tuberculose
Próximo Texto: Simulação recria início de explosão de supernova
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.