São Paulo, quinta-feira, 2 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visitante cavalga, conduz gado e dorme na rede

LUCIANA VEIT
DA ENVIADA ESPECIAL

O começo da viagem é realizada só com os cavalos. Antes de encontrar o gado, o percurso alterna travessia de vazantes nas cordilheiras, onde a água chega até a barriga dos cavalos.
O encontro com a boiada é impressionante. O gado atravessa a porteira e se espalha pelo caminho. Na comitiva cada um tem sua posição para cercá-lo. O ponteio vai na frente tocando o berrante para avisar os demais.
Por volta das 11h é hora de parar em um acampamento onde o cozinheiro já preparou o arroz carreteiro, feito com carne seca.
Até para se servir os peões têm regras: não é permitido tirar o chapéu e nem apoiar a tampa da panela em qualquer superfície, é preciso segurá-la com o dedo.
Depois do almoço, a viagem continua até o acampamento, em um capão sombreado. A chegada é comemorada, ao todo são cerca de sete horas de cavalgada no dia.
O dormitório fica em um galpão com teto de palha e paredes teladas. Faz parte do programa aprender a dormir nas redes e mesmo a montar o mosquiteiro por cima.
No dia seguinte o trajeto é menor, só até o almoço. A comitiva termina com um belo churrasco pantaneiro.

O pacote "Comitiva de Gado"custa R$ 720 por pessoa em apartamento duplo, com refeições e passeios. Reservas: (011) 246-5016

Texto Anterior: Comitivas ensinam a vida dura do peão
Próximo Texto: PAPO DE PEÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.