São Paulo, sábado, 4 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camdessus quer mais preparo

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O próprio diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Michel Camdessus, tem dito que o FMI precisa ser melhor equipado para lidar com novas crises financeiras, como a que está ocorrendo no México.
No último dia 2 de fevereiro, em entrevista coletiva em Washington, Camdessus afirmou que a crise mexicana é "a primeira do século 21".
"Precisamos pressionar os integrantes do Fundo para equiparem essa instituição para que ela possa ser mais eficiente e evitar esse tipo de crises quando elas ocorrerem".
Na reunião semestral que deverá se realizar em abril próximo, o comitê interino do Fundo deverá discutir esse assunto.
O Brasil vai defender nesse encontro a necessidade de se criarem mecanismos no Fundo Monetário Internacional para que a entidade possa dar respostas rápidas a ataques especulativos no mercado internacional de moedas, conforme disse esta semana em Washington o ministro da Fazenda, Pedro Malan.
Camdessus ainda afirmou que, embora as reservas sejam suficientes para o momento, ele vai defender o aumento das quotas dos países-membros.
(CELS)

LEIA MAIS
sobre crise financeira internacional no caderno Dinheiro

Texto Anterior: Presidente volta a atacar FMI
Próximo Texto: Cachorros acompanham eventos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.