São Paulo, sábado, 4 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente volta a atacar FMI

FERNANDO RODRIGUES
DO ENVIADO ESPECIAL A SANTIAGO

Pelo segundo dia consecutivo, o presidente Fernando Henrique Cardoso criticou o Fundo Monetário Internacional (FMI). Ontem, falou em público o que já havia dito reservadamente.
"Como ministro da Fazenda, tentei conseguir um 'stand by' de miseráveis US$ 2 bilhões (do FMI). Não consegui. Alguns técnicos disseram que não havia condições políticas. Por Deus, um pouco menos de arrogância", disse.
A referência era a um empréstimo-ponte ("stand by") que o Brasil precisou no ano passado para fechar o acordo da dívida externa.
A declaração foi dada durante uma conferência na Cepal (Comissão Econômica para a América Latina), um órgão da ONU (Organização das Nações Unidas).
Fernando Henrique falou por cerca de 30 minutos para um público de pesquisadores da Cepal, local onde trabalhou na década de 60.
O presidente defende a criação de um mecanismo que possa controlar com eficiência o fluxo do que chama "capitais especulativos iternacionais". Para amigos, costuma dizer que o FMI tem um comportamento "errático".
(FR)

Texto Anterior: Indústria de móvel e sapato terá incentivo
Próximo Texto: Camdessus quer mais preparo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.