São Paulo, sábado, 4 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ônibus leva brincadeiras a crianças em Ourinhos

LUIZ MALAVOLTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BAURU

A Prefeitura de Ourinhos (SP) montou um ônibus para levar jogos e brincadeiras às crianças de bairros da cidade. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a PUC (Pontifícia Universidade Católica), de São Paulo.
Para realizar o projeto, a prefeitura e a PUC reformaram e adaptaram o ônibus para receber as crianças. O projeto foi batizado de "Ônibus Ludicidade" (atividade ligada ao lúdico, a jogos ou brincadeiras).
O ônibus circula diariamente com três monitores, atraindo as crianças para suas atividades. Nele, as crianças aprendem a jogar amarelinha, queimada, a fazer pintura com aquarela, moldar massa e montar brinquedos.
O ônibus começou a circular no mês passado pelos bairros de Ourinhos (371 km a oeste de São Paulo). Hoje, ele atende as vilas São Luís, Operária, Brasil e Jardim Itamaraty. Uma média de 120 crianças participam das atividades diárias, realizadas de manhã e à tarde em cada um dos bairros.
A diretora do Departamento de Bem-Estar Social da prefeitura, Ângela Maria Malaghini, 42, disse que 3.000 jovens já participaram das atividades.
Segundo ela, o projeto tem também o propósito de "tirar as crianças das ruas". "O problema das ruas é o contato das crianças com a marginalidade e os riscos que advêm de tudo isso", disse.
A diretora disse que, em 94, a prefeitura apurou que existiam 494 meninos, meninas e adolescentes infratores e vítimas de maus-tratos na cidade.
O número foi considerado alto para Ourinhos, que tem 80 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A diretora afirmou que o ônibus tem atraído também adultos e adolescentes. "Estamos levantando problemas socioeconômicos que nem imaginávamos existir", disse.

Texto Anterior: Governo começa a apreender remédios ineficazes na quinta
Próximo Texto: Cresce 50% número de casos de violência contra mulher em BH
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.