São Paulo, sábado, 4 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

BC decide liquidar Banco Rosa, do Rio

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central (BC) decretou ontem a liquidação extrajudicial do Banco Rosa S/A, sediado no Rio. Desde o real, este é o 11º banco liquidado, fora as intervenções feitas em cinco instituições financeiras estaduais e em um banco de desenvolvimento.
Segundo nota oficial do BC, o banco estava com dificuldade de honrar compromissos assumidos, o que o levou a infringir as normas relativas à reserva bancária. "O problema pode ser atribuído à má intervenção na concessão de créditos, com elevado índice de inadimplência."
Diante da inexistência de garantias suficientes à obtenção de assistência financeira por parte do BC, o Banco Rosa solicitou formalmente a intervenção.
O Banco Rosa divulgou ontem uma nota em que afirma que a liquidação da instituição é consequência de uma dívida de R$ 17 milhões do Grupo Mayrink Veiga.
O diretor Rogério Ferreira Paiva afirmou que a dívida do Grupo Mayrink Veiga "é o único problema do banco". "Eles arrastam essa dívida há cinco anos", disse.
Antônio Mayrink Veiga afirmou ontem que ficou "surpreso" com a liquidação do Banco Rosa. "Soube no final da tarde e acho que o banco talvez tenha outros problemas além da nossa dívida".

Texto Anterior: Peso desaba com boato sobre novo pacote
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.