São Paulo, sábado, 4 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Volks apóia presidente da Fiat na Anfavea

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da Volkswagen, Pierre De Smedt, deu a entender ontem que a empresa vai apoiar a eleição do presidente da Fiat, Silvano Valentino, para a Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores).
"Ele no momento é o presidente eleito. Sabe, em negócios e em política uma coisa importante é manter a palavra. A Volks sempre cumpriu sua palavra, e vamos continuar nesse caminho", afirmou.
A eleição é no próximo dia 9. Um rodízio definido pela montadoras garante a presidência para a Fiat; a General Motors fica com a vice-presidência.
As outras montadoras teriam articulado a substituição de Valentino. A Fiat não aceitou.
A Fiat também atritou-se com outras montadoras e com o governo quando foi definido o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros populares de 0,1% para 8%.
O presidente da Volkswagen, Pierre De Smedt, disse que "não queria fazer uma briga" com a Fiat. "Dentro de todas as boas famílias, de vez em quando existe um pouco de atrito e de nervosismo. Mas isso já acabou", disse.

Investimentos
"Existe uma tendência a achar que México, Argentina e Brasil é a mesma coisa. Não é. O que aconteceu no México era previsível, mas a situação do Brasil é totalmente diferente", disse.
Um investimento de R$ 500 milhões, anunciado ontem pela Volkswagen do Brasil, acirrou a disputa entre três Estados pela instalação de uma fábrica de caminhões e outra de motores.
O presidente da Volkswagen do Brasil, Pierre De Smedt, divulgou o valor do investimento ontem, numa reunião com o governador do Rio, Marcello Alencar.
O Rio de Janeiro, o Rio Grande de Sul e São Paulo são os principais candidatos a receberem o investimento. As duas fábricas juntas, segundo De Smedt, vão gerar 5.000 empregos.
O governador do Rio, Marcello Alencar, ofereceu à Volkswagen as antigas instalações da FNM (Fábrica Nacional de Motores), em Xerém (Baixada Fluminense).

Texto Anterior: Corte no orçamento; Economia no ar; Enxugamento estatal; Cabeças visadas; Solução à vista; Frente ampla; Herança conservadora; Afinidade formalizada
Próximo Texto: Prestação do SFH sobe até 942% este mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.