São Paulo, sábado, 4 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Peruano é "importado" para apitar clássico

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

O peruano Alberto Tejada Noriega, que pertence aos quadros da Fifa, vai apitar o clássico Portuguesa x Corinthians, amanhã, no Pacaembu, a convite da Federação Paulista de Futebol.
A informação de que o juiz vem a São Paulo neste final de semana foi confirmada em Lima, capital do Peru, pela família do juiz.
Alberto Tejada, 38, é considerado pelo ex-árbitro brasileiro Arnaldo César Coelho um dos dois melhores juízes sul-americanos do momento —o outro é o colombiano José Torres Cádena.
Coelho foi o primeiro brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo —Itália 3 x 1 Alemanha Ocidental (hoje, Alemanha).
Segundo o ex-juiz, Tejada é um juiz que se destaca pelo preparo físico. Por isso, costuma acompanhar os lances de perto. Ele também tem fama de juiz rigoroso, que não hesita em mostrar os cartões amarelo (advertência) e vermelho (expulsão).
Tejada, médico de profissão, já apitou no Brasil. Seu jogo mais importante foi Brasil x Uruguai, no Maracanã, em setembro de 1993. A partida valia pela última rodada das eliminatórias da Copa do Mundo dos EUA.
Os dois times disputavam uma vaga na Copa. O Brasil jogava pelo empate e venceu por 2 a 0, gols de Romário, que voltava à seleção após nove meses de afastamento.
Na Copa do Mundo, ele apitou apenas uma partida, o empate em dois gols entre Camarões e Suécia, na primeira rodada da Primeira Fase. As seleções estavam no grupo B, o mesmo do Brasil.
Tejada também apitou em jogos internacionais de times brasileiros. No dia 12 de maio de 1993, ele dirigiu a partida Cerro Porte¤o 0 x 0 São Paulo, em Assunção.
Com o empate, o time paulista se classificou para a final da Taça Libertadores da América —nela, bateu o Universidad Católica, do Chile, e conquistou o bicampeonato da competição.
A Folha tentou entrevistar o juiz peruano, mas seu filho Alberto Tejada Conroe, 15, declarou que ele estava "numa reunião" e só voltaria à noite.
Ele confirmou no entanto que seu pai deverá embarcar num avião nesta tarde com destino a São Paulo.

Texto Anterior: Fragilidade no jogo aéreo preocupa o técnico santista
Próximo Texto: Plano de Farah foi anunciado em 94
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.