São Paulo, sábado, 4 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Europa anuncia um inverno 'high tech'

COSTANZA PASCOLATO
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LONDRES

Começo de março, faz quase calor em Londres. O Planeta Fashion (quer dizer; o mundo todo da moda) já anda fazendo suas escolhas para a nova estação.
Amanhã já estou em Milão para assistir ao desfile que abre os lançamentos de outono-inverno, da dupla Dolce & Gabbana. Leia a seguir as notícias que já dão o clima da temporada.

Todos (ainda) fazem fila na porta de Patrick Cox, sapateiro canadense de 32 anos, para comprar os novos "loafers" Wannabe, agora em verniz branco, pink ou vermelho. Apesar de copiado universalmente, o modelo original vendeu mais de 100.000 pares no ano passado.
Cox, que já desenhou sapatos para Westwood e Galliano, lança agora uma microcoleção de roupas que chegará nas lojas dia 15 de março —primeiro dia das coleções em Paris— assim como os "jelly shoes" (sandálias de plástico).

A vertente "high-tech" (alta tecnologia) na moda de ponta mostrada por Helmut Lang em sua coleção primavera-verão 95, em outubro, parece ser a mais popular entre insiders da moda. Tem um lado moderno e funcional, sem rodeios ou frescuras —o que acaba gerando justamente a mais monumental das frescuras.
Microfibras e elastanos fazem roupas de alta performance, indicando importante tendência dos anos 90: o lazer transformado em "commodity". O exercício está na moda, mas também o esporte parece considerado opção de estilo.

Assim, faz o maior sucesso a nova loja de Ralph Lauren, Polo Ralph Lauren, que a exemplo da loja americana (inaugurada em 94 na Madison Avenue, em Nova York) oferece belas e sofisticadas roupas para esportes radicais com as etiquetas Polo Sport e RL 2000, em estilo minimal.
Best-sellers entre o pessoal da moda aqui em Londres são a jaqueta de ciclista em couro branco da A.P.C. (marca francesa) e a jaqueta de nylon branco, curta, com zíper na frente, de Helmut Lang.

Para os que não querem mais usar o preto como base, o branco tecnológico parece ser a resposta. Algumas cópias podem ser encontradas no Hyper Hyper, galeria cheia de pequenos estandes de novas marcas, na Kensington High Street.

Novo drink na cidade é a vodca doce e personalidzada. Você raspa sua barra de chocolate favorita em uma garrafa de vodca meio vazia. Deixa descansar de três dias a três meses. Mais tempo, melhor.²

Meias arrastão brancas estão de volta! Aqui são compradas de montão na Ad-Hoc, loja meio drag da Kensington High Street, vizinha do Hyper Hyper. São da resistente marca Pamela Mann.

As meninas em Londres andam todas com o cós das calças bem caído sobre os quadris. Podem ser bem ajustadas ou oversized. O importante é mostrar as laterais das calcinhas e usar correntes na cintura. As mais populares têm um cadeado como fecho.

Linda e limpa é a nova loja Prada em Londres. Além de vender as famosas bolsas, os incríveis sapatos e a moda feminina que já é cult, impecável moda masculina.

As vitrines todas mostram os famosos tons pastel. As vezes funcionam, às vezes não. Mas são unanimidade quase absoluta.

Endereços: Patrick Cox — Londres: 8 Symons St. SW 3, tel. 00 44 71 730-6504, fax 00 44 71 730-5336. Paris: 62 rue Tiquetonne 75002. Nova York: a nova loja, no 702 da Madison Avenue, tel. 001 212 759-3910, fax 001 212 644-4134. A.P.C. - Londres: 124 Draycott Avenue, SW 3, tel. 00 44 71 225-0364. Helmut Lang - Londres: na loja Joseph (77 Fulham Road, SW 3). Prada - Londres: 44-45 Sloane Street, SW 1. Polo Ralph Lauren - Londres: 143 New Bond Street, SW 1.

Texto Anterior: Sueco prefere o perfil da Bienal paulista
Próximo Texto: SP tem 17 desfiles na semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.