São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berlusconi nega apoio a Dini; lira despenca

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi anunciou que seu partido, a Força Itália, votará contra a proposta de Orçamento de seu sucessor, Lamberto Dini.
A declaração abalou os mercados financeiros e de câmbio. A moeda italiana registrou queda recorde, com o marco alemão cotado ontem a 1.170 liras. O índice Mibtel, da Bolsa de Valores de Milão, teve baixa de 1,4%.
O projeto de Dini, que limita os gastos do governo em 20 trilhões de liras (12,3 bilhões), é visto como essencial para restabelecer a credibilidade do Estado.
A virada de Berlusconi, que vinha manifestando apoio a Dini, foi interpretada como nova tentativa do ex-premiê de provocar eleições parlamentares antecipadas no país.
A Justiça italiana abriu nova investigação contra Berlusconi, por supostas pressões exercidas por ele em 1990 para que o governo de Giulio Andreotti abolisse um imposto sobre bens de luxo.

Texto Anterior: "Guerra total" começou em 90
Próximo Texto: Britânicos votam contra caça à raposa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.