São Paulo, segunda-feira, 6 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como ter acesso às músicas da rede

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O acesso à Internet ainda é restrito no Brasil. Mas quem não é empresa pode utilizar a AlterNex (tel. 021-286-0348), rede que faz a conexão com a Internet. Ela cobra R$ 10 de inscrição e R$ 10 pela primeira hora de utilização no mês. A empresa se reserva o direito de aceitar ou não o novo assinante.
Outro gasto indispensável é o com modem. Só compre esse aparelho se vier junto com um programa de comunicação. Não se assuste com o preço. Tente imaginar quanto sairiam as aulas particulares de guitarra.
Com tudo em ordem, o próximo passo é explorar o acervo da Universidade de Nevada.
Para isso digite: ftp ftp.nevada.edu. Em seguida pressione a tecla enter. Depois, a tela vai pedir seu "login". Digite: anonymous. Por fim, digite a sua senha. Pronto, você já deixou seu quarto e está na biblioteca da universidade.
Entre na seção dos guitarristas digitando: cd pub/guitar. Se você quiser uma música do Hendrix, por exemplo, digite: cd h. Vão aparecer todos os guitarristas com sobrenome começando com "h".
Digite então cd jimi-hendrix. Aí, é só digitar ls e ver a relação das músicas. Por meio do comando get acompanhado do nome da música, você consegue trazê-la para seu computador.
O único problema para usar o acervo da universidade é o excesso de usuários. É muito fácil encontrar as linhas ocupadas. Para os brasileiros, o melhor horário vai das 2h às 12h (hora de Brasília).
Caso a rede esteja ocupada, resta ainda a possibilidade de obter serviço similar. Para isso digite ftp mirrors.aol.com. Esse endereço tem quase tudo que a Universidade de Nevada tem.
Com certeza você vai dar algumas "cabeçadas" no início. Não se acanhe e vá tentando e errando até acertar. Afinal, usar a Internet é muito mais fácil que tocar guitarra.
(EF)

Texto Anterior: Arquivos da rede Internet ensinam a tocar guitarra
Próximo Texto: Cada homem tem seu ritmo próprio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.