São Paulo, segunda-feira, 6 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cada homem tem seu ritmo próprio

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 19 anos e ejaculo muito ligeiro, logo após a penetração. Há cerca de um ano procurei um urologista, que disse que meu problema era psicológico. Achei estranho porque ele não fez nenhum teste para ver se eu tinha muita sensibilidade no pênis. Devo procurar um psicólogo ou um outro urologista?"

Vamos pensar um pouco na situação. Como você, está assim de neguinho achando que tem a mesma dificuldade. Tenho certeza que você já está pensando na tal da ejaculação precoce. Mas calma aí que ejacular antes do que gostaria não é o mesmo que ejacular precocemente.
E uma situação que ocorre aos 18, 19 anos não pode ser avaliada da mesma maneira que a mesma situação ocorrendo aos 28, 30 anos.
Antes de mais nada é preciso saber que não existe um tempo normal para que a ejaculação ocorra. Cada homem tem seu ritmo. Alguns conseguem demorar para ejacular e podem aproveitar bem a festa. Já outros ejaculam em um tempo menor, mas nem por isso deixam de curtir a transa.
Mas se você já entra na transa preocupado com a ejaculação, ela vai responder rapidinho e logo vai dar o sinal da graça. E isso pode acabar deixando você sem graça. Então, procure esquecer. Deixe-se envolver pelo clima, pelas sensações de prazer que as carícias provocam em seu corpo. Mas se você tem dificuldade para aceitar esse prazer, vai ejacular ligeirinho para se livrar do tormento. Nesse caso, um psicólogo pode ajudar.
Tem outra coisa a ser considerada: o seu PTA. O P(uta) T(esão) A(cumulado) pode fazer com que seu corpo reaja mesmo com rapidez a qualquer estímulo que seja sentido como sexual. Aí, meu caro, tem mais é que se acalmar, deixar as coisas ficarem em dia e seguir em frente... Não fique constrangido e saiba usar as outras partes de seu corpo para não obrigar sua garota a ser rápida como você. Com tranquilidade você vai conseguir se recompor rapidamente.
O uso da camisinha pode diminuir a sensibilidade do pênis e retardar a ejaculação? Não importa a motivação, o importante é que use!

Texto Anterior: Saiba como ter acesso às músicas da rede
Próximo Texto: Carinho no seio não dá câncer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.