São Paulo, terça-feira, 7 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trânsito e buracos danificam peças

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 09/03/95
As legendas das fotos desta reportagem saíram trocadas.
Trânsito e buracos danificam peças
O trânsito pesado e o péssimo estado de conservação das ruas e avenidas provocam maior desgaste em certas peças dos veículos.
Durante um congestionamento, o aumento no consumo de combustível é sensível. Desregulagem do carburador e danos na embreagem também são frequentes.
"O motorista deve se lembrar de nunca ficar com o pé apoiado na embreagem, mesmo que levemente", aconselha Marco Antonio Gomes, dono da oficina GLK.
"Manter o pé sobre o pedal provoca desgaste precoce no disco de embreagem."
Para Gomes, o ideal é deixar o carro desengatado, quando estiver parado no trânsito. "Engate a marcha somente na hora de andar."
Evite também acelerar desnecessariamente para não aumentar o consumo de combustível.
"Mantenha o veículo ligado, para evitar desregulagens no motor", afirma Geraldo Fazekas, da oficina Cruzeiro do Sul.
Se o problema for superaquecimento, pare imediatamente. Nunca abra a tampa do radiador nessas condições. A água pode espirrar e provocar queimaduras.
O motor deve esfriar antes de se completar a água no reservatório do radiador, o que deve ser feito com o motor ligado. O choque térmico pode trincar o motor.
Os buracos das ruas danificam principalmente os pneus, molas e amortecedores. Comprometem, ainda, o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas.
O alinhamento em oficina especializada custa, em média, R$ 20.

Texto Anterior: Empresa importa sinalizador dos EUA ; Novik inaugura nova sala de testes de som; O NÚMERO; Roadstar retorna ao mercado brasileiro; Albarus inaugura nova fábrica no Sul
Próximo Texto: Freio requer manutenção para garantir a segurança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.