São Paulo, terça-feira, 7 de março de 1995
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Freio requer manutenção para garantir a segurança

MARCELO TADEU LIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema de freio necessita de checagens periódicas em todos os seus componentes.
Além de influir diretamente na segurança do veículo, a ausência de manutenção vai ocasionar aumento no custo na hora de se realizar o conserto.
Os principais sintomas de problemas nos freios são pedal duro, com folga (curso longo) ou com trepidações.
As folgas no pedal, que afunda ao ser acionado, podem ser ocasionadas por vazamento ou por falta de fluido de freio.
Em condições normais de uso, ao se acionar o pedal de freio as pastilhas pressionam o disco, que gira junto com a roda. O atrito entre os componentes reduz a velocidade do veículo.
A revisão geral do sistema, segundo as oficinas especializadas, deve ser feita em média a cada 20 mil quilômetros.
"Cada componente apresenta um tempo útil de uso diferente. Mas a durabilidade das peças depende principalmente da maneira de se conduzir o veículo", disse Itamar de Carvalho, dono da oficina Fortoli.
Segundo Fortoli, os ruídos são o primeiro sintoma de irregularidade. "Podem significar que as pastilhas estão desgastadas e necessitam de troca."
A troca das pastilhas é feita na maioria das oficinas mecânicas. O serviço é rápido, feito em cerca de 15 minutos.
As pastilhas atuais, fabricadas com amianto (material fibroso resistente ao fogo), estão sendo substituídas por outras sem esse componente, por motivos de segurança.
"O amianto é um material cancerígeno", diz Francisco Lima, gerente da oficina Mack.
Porém, Lima afirma que estas novas pastilhas são mais abrasivas e determinam um maior desgaste do disco.
(MTL)

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