São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jon Cleary homenageia som de Nova Orleans no Bourbon Street

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

Os músicos ingleses sempre renderam homenagens à música americana, fazendo dela fonte de inspiração. Vários ritmos, como o rock, o blues, o jazz tiveram origem na música negra americana e até hoje são exportados para a Europa.
O inglês Jon Cleary é um exemplo típico desta tendência, produzindo e fazendo covers de blues e música negra americana. Ele se apresenta hoje, amanhã e no próximo fim-de-semana no Bourbon Street Music Club.
Em entrevista à Folha, de sua casa, no Condado de Kent, Inglaterra, Cleary falou de seu trabalho e sua paixão pela música de Nova Orleans.
"A América é o continente mais rico musicalmente falando." Durante toda a sua infância, Cleary foi fã de tudo aquilo que vinha de lá. Aos 17 anos foi conhecer sua meca, onde aprendeu a tocar piano. "Vivi na noite, tocando nos bares para viver, foi a melhor experiência da minha carreira."
A descoberta da América coincidiu com a vontade de conhecer e de misturar ritmos. "Hoje minha música é muito mais complexa, misturo gospel, jazz, funk, blues, soul e tudo que for música negra americana."
Cleary não gosta de ser associado a um simples cover da música de Nova Orleans. "Sou um compositor e um mensageiro deste estilo, além do mais inovei em algumas coisas, estou sempre tentando fundir estilos."
O Brasil e os ritmos latinos são seu novo desafio. Cleary confessa não saber nada sobre música brasileira. "Ouvi música cubana e estou apaixonado, acho que os ritmos brasileiros devem seguir o mesmo estilo."
Cleary tem apenas um álbum gravado: "Alligator Lips and Dirty Rice", de 1990, inédito no Brasil. "Estou compondo material para o segundo trabalho, talvez possamos lança-lo no Brasil."

Show: Jon Cleary e banda
Onde: Bourbon Street Music Club (r. dos Chanés, 127, tel. 61-1643, 542-1927, Moema)
Quando: hoje e amanhã, às 22h30, e dias 14 a 18 de março
Quanto: R$ 25,00 (couvert artístico) e R$ 10,00 (consumação mínima)

Texto Anterior: Banco financia projeto teatral que leva ao palco peça de Edward Albee
Próximo Texto: 'Quiz Show' satiriza manipulação televisiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.