São Paulo, sábado, 11 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC e Covas defendem volta de Pimenta

DA REPORTAGEM LOCAL E

O presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, e o governador de São Paulo, Mário Covas, defenderam ontem o retorno do deputado Pimenta da Veiga ao comando do PSDB.
O PSDB é o partido do presidente e do governador.
Pimenta da Veiga renunciou anteontem à presidência do partido porque o ministro das Comunicações, Sérgio Motta, insistiu em se manter no cargo de secretário-geral do PSDB, mesmo ocupando uma função no primeiro escalão do governo.
FHC telefonou para Pimenta ontem à tarde. Segundo o porta-voz da Presidência, Sérgio Amaral, Pimenta não havia respondido ao apelo de FHC até o início da noite.
A alternativa de afastamento do ministro das Comunicações, Sérgio Motta, da secretaria geral do PSDB como condição para que Pimenta reassuma a presidência do partido não foi levada em conta pelo presidente, segundo Amaral. Esse assunto, afirmou ele, precisa ser discutido internamente pelo partido.
Em São Paulo, o governador Covas disse que Motta deveria ter saído da secretaria geral do PSDB. "Se depender de mim, faço um apelo para o renunciante voltar atrás", disse Covas, apesar de achar difícil que isto aconteça.
Covas disse que essa "seria a solução menos traumática", "seria como se o episódio, desgastante, não tivesse ocorrido".
Para ele, o confronto fez Pimenta se sentir "diminuído".
Mãos limpas
Após receber visita do cardeal-arcebispo de São Paulo, d. Paulo Evaristo Arns (que viaja a Roma), Covas reagiu a crítica do presidente da CEI do Banespa, deputado Barros Munhoz (PMDB).
Munhoz havia dito, na comissão, que Covas havia agido como Pilatos, lavando as mãos em relação à intervenção no Banespa.
"Tenho o costume de andar com as mãos limpas. Não lavei só nessa ocasião. Lavei antes de assumir o governo. Vou ficar quatro anos aqui e minhas mãos vão sempre estar limpas. Ruim não é lavar as mãos, é meter a mão", disse.

Texto Anterior: Presidente busca novo articulador político
Próximo Texto: FHC optou por Sérgio Motta, diz renunciante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.