São Paulo, sábado, 11 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura altera hoje tráfego no centro de SP

DA REPORTAGEM LOCAL

O trânsito no centro de São Paulo será alterado hoje a partir das 7h. A avenida Duque de Caxias passará a ter mão dupla.
A mudança ocorre em função da construção do túnel da avenida Prestes Maia sob a Senador Queirós. Com as obras, a Prestes Maia será "afunilada" na pista norte-sul, que liga a estação da Luz à praça das Bandeiras.
O objetivo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) é aliviar o tráfego na avenida com a transferência de parte dos carros para a Duque de Caxias.
Segundo técnicos da CET, cerca de 20 mil dos 100 mil motoristas que passam diariamente pela Prestes Maia no sentido norte-sul vão procurar rotas alternativas.
A principal delas será a Duque de Caxias, que recebe 2.400 veículos por hora durante o dia. A avenida passará a receber 4.000 veículos por hora já na próxima semana.
A CET prevê que o trânsito vai piorar em toda a área da Duque de Caxias. As vias mais afetadas devem ser as ruas Guaianazes, Mauá e Gusmões, as alamedas Barão de Campinas e Glete e a avenida São João. As vias de acesso ao Minhocão também serão prejudicadas.
Duas faixas
Os motoristas poderão continuar a usar a Prestes Maia. O desvio não será obrigatório. Mas, segundo a CET, o trânsito será lento para quem passar na pista em obras.
A avenida, com quatro faixas em cada pista, perderá ainda hoje uma das faixas no sentido norte-sul. Em maio, com o avanço das obras, perde mais uma.
O fluxo de veículos na Prestes Maia, que era de 5.500 veículos por hora, será reduzido para 4.000. A partir de maio, só 2.200 por hora devem passar na avenida.
Segundo a prefeitura, as obras devem terminar em dezembro. A avenida Prestes Maia, se mantido o cronograma das obras de construção do túnel, deve voltar a operar com quatro faixas em cada uma das pistas apenas no começo de 1996. Até lá, a Duque de Caxias continuará a funcionar como alternativa aos motoristas.
Além da Duque de Caxias, terão mão no sentido Luz-largo do Arouche a rua Prates, praça da Luz, o viaduto General Couto de Magalhães e parte da rua Mauá.
Orientação
A CET armou um esquema para divulgar as alterações na região. A partir de hoje, funcionários do órgão estarão orientando os pedestres na travessia da avenida.
Serão colocados também 400 metros de gradis para evitar a travessia de pedestre nos locais mais perigosos.
Os funcionários da CET distribuirão ainda 80 mil folhetos nos cruzamentos. Foram colocadas 80 placas de advertência e 100 placas de orientação.
As mudanças no centro da cidade provocarão ainda pequenas modificações no trajeto de 29 linhas de ônibus. Folhetos com os novos itinerários serão colocados nos pontos de ônibus.

Texto Anterior: Rhodia alega 'erro estúpido'
Próximo Texto: MP põe em dúvida validade de contratos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.