São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teófilo Otoni terá incentivo

ELVIRA LOBATO
DA ENVIADA ESPECIAL A MINAS E GOIÁS

Teófilo Otoni, no norte de Minas, é o maior centro de comércio de pedras preciosas do país. A tradição começou há cem anos, com a chegada de imigrantes alemães do vale de Birkanfield, que eram pequenos lapidadores.
Mais de 10% dos 150 mil moradores da cidade vivem exclusivamente do comércio e da lapidação de pedras, fora os que atuam de forma eventual, como complemento de salário.
Teófilo Otoni vai se transformar, até o final do semestre, em Zona Especial de Exportação (ZPE). A produção, voltada para o comércio exterior, ficará isenta de impostos.
Kalil Elawar, presidente da ZPEX (empresa criada para administrar a zona especial), diz que o projeto pode atrair empresários alemães, franceses e italianos que se instalaram nos países asiáticos e estão com dificuldade de adaptação. A cidade já faz parte do roteiro de comerciantes internacionais.

Texto Anterior: Irmão de senador é dono de garimpo
Próximo Texto: GLOSSÁRIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.