São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Raios-X completam cem anos em 1995; O NÚMERO; A FRASE ; Navalha do barbeiro pode causar hepatite; Cascas de banana viram sobremesa; Livro quer explicar as razões de adoecer

JULIO ABRAMCZYK

Raios-X completam cem anos em 1995
Em todas as reuniões científicas de radiologia deste ano, serão realizadas sessões especiais marcando o centenário da descoberta dos raios-X, em 1895, pelo físico Wilhelm Conrad Roentgen (foto), que recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1901 por sua descoberta. Os raios-X deram início à nova era do diagnóstico por imagem na medicina, além de seu emprego terapêutico, usado pela primeira vez no ano seguinte à sua descoberta. A sessão solene de instalação da 25ª Jornada Paulista de Radiologia, dia 28 de abril, no Parlamento Latino-Americano, será comemorativa do jubileu de prata das reuniões dos radiologistas paulistas e do centenário dos raios-X.

O NÚMERO
20 ... milhões de pessoas, das quais 1,5 milhão de crianças, estão infectadas pelo HIV, o vírus da imunodeficiência humana que provoca a Aids, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

A FRASE
"Direitos e deveres: compartilhemos!"
(Tema da Jornada Mundial da Aids marcada pela OMS para o dia 1º de dezembro)

Navalha do barbeiro pode causar hepatite
A profissão de barbeiro na Sicília, Itália, implica alto risco de infecção pelo vírus da hepatite C na atividade profissional, segundo pesquisa franco-italiana publicada pela revista "The Lancet". O vírus da hepatite C que afeta o fígado pode ser uma das causas que provoca o câncer hepático. Os médicos Francesco Tumminelli e Patrick Marcellin examinaram o sangue de barbeiros daquela região, encontrando 38% de casos positivos, e observaram que uma das prováveis causas da infecção é a utilização da navalha para os clientes pelos barbeiros.

Cascas de banana viram sobremesa
A casca de banana virou sobremesa graças aos estudantes Elenir Ferris, Eliana Linéia Bencke, Helenita Ferri e Sarita Potrich, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Eles misturaram cascas de banana com a polpa da fruta e criaram um bombom. O "Nosso Jornal", órgão da instituição, informa que o projeto dos estudantes resultou em um doce de aspecto atrativo e barato.

Livro quer explicar as razões de adoecer
O presidente do Funcor (Fundo de Pesquisas da Sociedade de Cardiologia), médico Marco Aurélio Dias da Silva, que publicou em 1990 o livro "Bate, coração", um guia para leigos sobre doenças cardíacas da Editora Best Seller, lançará no próximo dia 18, às 18h30, na Livraria Cultura (av. Paulista, 2073) o livro "Quem ama não adoece", também editado pela Best Seller.

Texto Anterior: Xampu para cavalo
Próximo Texto: Especialistas condenam os 'queimadores de gordura"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.