São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialistas condenam os 'queimadores de gordura"

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os "fat burners" ou "queimadores de gordura" —emagrecedores naturais que se transformaram na mais nova febre das academias e clubes— não funcionam.
Essa é uma das conclusões da Nutritional Ergogenic Aids Conference, um dos mais importantes congressos científicos na área de nutrição, realizado em novembro passado em Chicago (EUA).
Os defensores dos "fat burners" dizem que a carnitina (uma das substâncias contidas no produto) é o principal agente na suposta queima da gordura acumulada.
O rótulo adverte que o produto é apenas um coadjuvante no processo de emagrecimento. Só funciona se for usado por uma pessoa que faz dieta e se submete a exercícios físicos regulares.
Os especialistas reunidos no congresso concluíram que com ou sem os "fat burners" a pessoa vai perder exatamente a mesma quantidade de gordura. O que vale mesmo é a dieta e o exercício.
Essas conclusões devem ser publicadas em breve. A partir daí, os especialistas planejam encaminhar uma carta ao FDA (Food and Drug Administration).
O FDA é o departamento do governo dos EUA encarregado de controlar alimentos, remédios e suplementos nutricionais no país.
Antônio Herbert Lancha Júnior, que atualmente conclui pós-doutorado em fisiologia aplicada ao esporte na Washington University (Saint Louis, EUA), é uma das maiores autoridades em carnitina.
Ele estudou os efeitos da substância em seus trabalhos de mestrado e doutorado desenvolvidos na Universidade de São Paulo.
Lancha Júnior afirma que as gorduras são queimadas dentro das mitocôndrias (espécie de gerador de energia das células). A carnitina facilita a passagem das gorduras para dentro das mitocôndrias.
Segundo ele, a célula já tem quantidade suficiente de carnitina para executar a função. Não adianta "entupir" o organismo com carnitina porque o efeito igual.
O único modo de melhorar a queima de gordura é aumentar o número e o tamanho das mitocôndrias, o que é obtido somente através de exercícios físicos.
Além disso, a carnitina já é obtida naturalmente pelas pessoas através da lisina (aminoácido presente na maioria dos alimentos).
Richard White, vice-presidente do Strength System USA Labs, o laboratório que mais vende "fat burners" no mundo afirma desconhecer o resultado do congresso.
Segundo White, a carnitina é realmente eficaz na queima de gordura. Ele cita estudo recente feito em Budapeste (Hungria) pela Hungarian Fitness Federation que teria comprovado a ação positiva dos produtos da Strength System, um dos mais usados no Brasil.
White diz que não pode responder por todas as marcas de "fat burners" (são mais de 40) e que nem todas as pessoas obtêm os mesmos benefícios com o produto.

Texto Anterior: Raios-X completam cem anos em 1995; O NÚMERO; A FRASE ; Navalha do barbeiro pode causar hepatite; Cascas de banana viram sobremesa; Livro quer explicar as razões de adoecer
Próximo Texto: Campeão de aeróbica usou 'fat burners' por dois anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.