São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organismo impõe limite à perda de gordura

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Existe um limite para a perda de gordura no corpo. Depois de um certo ponto, nem mesmo a combinação de dieta e exercícios físicos, ambos rigorosos, é capaz de acabar com os depósitos localizados.
Mônica Marques, coordenadora da academia Fitness Gym e especializada em fisiologia do exercício, afirma que algumas pessoas tem um número maior de células adiposas (depósitos de gordura) em algumas partes do corpo.
A quantidade dessas células é determinada geneticamente. São responsáveis pelos acúmulos de gordura em partes do corpo mesmo após o excesso ter sido eliminado. Só o processo de lipoaspiração pode acabar com essas células.
Além da determinação genética, há uma quantidade de gordura essencial que todos possuem e é responsável por processos fisiológicos indispensáveis, como o isolamento térmico do organismo.
Para Mônica, a melhor maneira de se perder peso e "queimar" gordura é combinar dieta com menos calorias e atividades aeróbicas que forcem o organismo a mobilizar seus estoques de energia.
A dieta deve ser pobre, mas não isenta de gordura. Esse alimento é fundamental para a absorção de algumas vitaminas e pela sensação de saciedade após as refeições.
Mônica inclui a musculação para ajudar na "queima" de gordura. Esse tipo de esporte propicia um aumento da massa muscular (tecido que gasta mais energia mesmo quando a pessoa está em repouso).

Aminoácidos
Uma pesquisa inédita mostrou que "ratos sedentários" desenvolvem quadro semelhante ao diabetes (excesso de açúcar no sangue) quando tomam suplementos com aminoácidos por sete semanas. "Ratos ativos" submetidos à mesma dieta não tiveram problemas.
Lancha Júnior disse que o dado não pode ser extrapolado para o homem, mas revela necessidade de controle rigoroso no uso de suplementos alimentares.(JB)

Texto Anterior: Campeão de aeróbica usou 'fat burners' por dois anos
Próximo Texto: 'Apelos' vendem os produtos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.