São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos estudam novo distúrbio alimentar

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma nova doença está para entrar, ao lado da anorexia e da bulimia, no rol dos distúrbios alimentares provocados pela preocupação com o peso. Trata-se do "binge eating disorder", ou transtorno do comer compulsivo.
Esses comedores compulsivos sofrem ataques periódicos de gula. Mas, diferentemente dos que sofrem de bulimia, não vomitam para controlar o peso.
Nem toda pessoa que ataca a geladeira de madrugada de forma compulsiva sofre do novo transtorno, adverte o psiquiatra Táki Cordás, coordenador do Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares (Ambulim) do HC.
"Precisa ser uma coisa repetitiva, crônica. Normalmente, também está associado a depressão".
Dezenove em 20 cada pacientes do Ambulim são mulheres. Hoje, o ambulatório tem recebido duas novas pacientes por semana.
Ainda se discute as razões da anorexia (desejo obsessivo de emagrecimento e distorção da imagem corporal) e bulimia (compulsão de comer seguida de vômito).
Táki Cordás acredita numa combinação de motivos. "A pressão social por um determinado modelo de corpo estimula quem tem predisposição genética, orgânica e psicológica", diz. (MSy)

A triagem para atendimento no Ambulim ocorre às sextas, às 12h, no Instituto de Psiquiatria do HC. Informações: tel. (011) 282-2811

Texto Anterior: Ideal de magreza da TV oprime mulher normal
Próximo Texto: 'É horrível ter 38 kg', diz anoréxica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.