São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ideal de magreza da TV oprime mulher normal

Esquálidas, modelos pesam 20 kg menos que a altura

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

A pressão que mulheres com peso correto sentem para emagrecer está nos anúncios e na TV: o ideal de beleza dos anos 90 é uma mulher de 1,75 m de altura, 55 kg e 90 cm de quadril, no máximo.
A receita é de um especialista no assunto, o coordenador de New Faces (caras novas) da agência de modelos Elite, Zeca de Abreu, 36.
Há dois anos, a Elite não contratava modelos com menos de 1,70 m. Hoje, subiu o limite para 1,73 m. "As novas gerações de brasileiras estão crescendo", diz.
Abreu vê uma espécie de linha evolutiva no visual feminino. "O ideal de beleza nos anos 70 era a mulher esquálida, tipo Twiggy."
Nos 80, a preocupação com a saúde leva as magras a ganharem forma, definição. "Cindy Crawford é o exemplo dessa época."
"Nos 90, a idéia fixa com a forma diminuiu. Se antes malhava quatro horas por dia, hoje a mulher malha duas horas", diz.

Miss Brasil
Comparar as medidas de duas Miss Brasil é uma boa forma de constatar a "evolução" do padrão de beleza feminino.
Em 1954, ao vencer o concurso, Marta Rocha media 1,70 m e pesava 58 kg. Quase 40 anos depois, ao vencer o concurso em 1992, Maria Carolina exibia quase o mesmo peso (59 kg), mas espalhados por 1,78 m, oito centímetros a mais que Marta.(MSy)

Texto Anterior: SP engorda carioca e praia 'afina' paulista
Próximo Texto: Médicos estudam novo distúrbio alimentar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.