São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como complementar a aposentadoria do INSS

DA REDAÇÃO

O risco de um arrocho ainda maior da maior aposentadoria do INSS tende a aumentar o número de pessoas que buscam, no sistema privado, alternativas para complementá-la.
Incluindo participantes e dependentes, cerca de 8 milhões de brasileiros contam, há anos, com a mais vantajosa dessas opções.
É a chamada previdência privada fechada, pela qual empresas estatais e particulares oferecem a seus funcionários, através de fundos de pensão, a possibilidade de complementar a aposentadoria do INSS a partir dos 55 anos.
Com a reforma da previdência, o governo pretende limitar a contribuição feita a esses fundos pelas empresas estatais.
Fora deste sistema fechado, exclusivo dos funcionários da empresa patrocinadora do fundo de pensão, 800 mil pessoas já contribuem para planos de previdência privada aberta, que no ano passado agregou mais 120 mil participantes, segundo a Anapp, entidade que reúne empresas do setor.
Neste sistema, os planos podem ser individuais ou por empresa. Neste último caso, em geral as empresas entram com metade da contribuição. Mas algumas arcam com toda a contribuição e outras funcionam apenas como intermediárias. O funcionário assume todo o desembolso mensal.
O custo mensal dos planos, com correção pela TR, não varia tanto entre um plano e outro, embora a taxa de administração vá de 9% a 20%. O que é decisivo na formação do custo é o tempo de contribuição, além dos benefícios que o segurado deseja para o futuro.
Note, no quadro abaixo, que para um mesmo valor de aposentadoria complementar a partir dos 60 anos, o valor da contribuição mensal varia brutalmente conforme a idade em que o segurado começa a pagar seu plano.
É que tudo funciona na base da formação de uma "poupança" até determinada idade, a partir da qual o dinheiro deixa de entrar e passa a sair como renda mensal vitalícia, que pode ou não estar atrelada a pensão em caso de morte.
Como e quando o segurado passará a receber os benefícios são variáveis que dependem dele mesmo, conforme as opções apresentadas pela empresa que oferece o plano de previdência.

Texto Anterior: Idec espera reverter decisão sobre expurgo
Próximo Texto: Saque antecipado obedece carência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.