São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Índice

Saque antecipado obedece carência

DA REDAÇÃO

Os atuais planos de previdência privada são flexíveis e o segurado pode desistir no meio do caminho.
Recebe de volta a "poupança" pela TR mais 6% ao ano, sem, contudo, a parcela do excedente financeiro que em geral é dividida meio a meio com o participante.
Só existe uma carência para eventual saque, normalmente de dois a três anos.
Na Prever (Bamerindus, Unibanco e Nacional), segundo João Alberto Weber, diretor, de 80% a 90% dos segurados não resgatam ao fim da carência.
Weber atribui esta atitude à transparência dos planos, por exemplo, com o recebimento sistemático de extratos.
No Invida Aposentadoria da Icatu Seguros, plano individual, não há carência em caso de morte. O beneficiário recebe o total das mensalidades pagas ou a reserva individual acrescida dos dividendos mensais.
Mas se o segurado não morre, a reserva individual só pode ser resgatada após cinco anos. O cancelamento do plano ou a suspensão dos pagamentos antes de cinco anos provoca a perda dos direitos de resgate.
Outra vantagem da previdência privada, no caso de pensão por morte, é a total independência de inventário. O beneficiário pode ser a mulher, filhos ou outra pessoa indicado no contrato.
Como são planos de longo prazo, o brasileiro se sente inseguro, temendo que no futuro fique sem o dinheiro.
Roberto Lago, analista atuarial da Vera Cruz, diz que nos últimos anos este sistema vem passando por fiscalização rigorosa da Susep (Superintendência de Seguros Privados). Para serem aprovados, os planos passam por análise técnica e jurídica, inclusive diante do Código de Defesa do Consumidor.

Texto Anterior: Saiba como complementar a aposentadoria do INSS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.