São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cabrera Infante lembra a ilha que o deixou

DA REDAÇÃO

A Folha publica trechos inéditos de Mea Cuba, livro de Guillermo Cabrera Infante que será editado no Brasil pela Companhia das Letras (sem data prevista).
O livro retrata a principal paixão do escritor: a ilha que o abandonou, país de onde está exilado desde 1965. Mesmo longe há tantos anos, Cabrera Infante não se afastou do debate cubano.
Por Mea Cuba desfilam os principais personagens políticos e literários do país —entre eles Fidel Castro, em cujas mãos a ilha seria um barco à deriva.
O autor de Três Tristes Tigres (seu primeiro livro) e Havana para um Infante Defunto nasceu em abril de 1929 e sua vida foi uma sequência de contradições.
Filho de pais comunistas, assistiu primeiro à sua prisão por ordem de Fulgêncio Batista e, dois anos mais tarde, à campanha que fizeram a favor do ditador cubano por ordem do partido.
Após a Revolução Cubana, em 1959, foi subeditor do diário Revolución. Adido cultural em Bruxelas em 1962, Cabrera Infante é preso ao voltar a Cuba para o enterro da mãe em 1965. Três meses depois deixa o país.
Nesta página e na seguinte, as fotos de Rogério Assis mostram os cubanos da ilha e os que saíram dela —ou foram abandonados por ela como diz Cabrera Infante.
As fotos mostram um país estrangulado pelo bloqueio econômico americano e pelo fim da relação especial com o Leste Europeu.
Ao mesmo tempo que refletem os danos da crise, as fotos trazem a energia vital que impulsiona o povo cubano. Como quer Cabrera Infante, as imagens refletem a transformação de Cuba num barco em meio a um mar revolto.
"Socialismo ou Morte" retrata o isolamento da ilha em meio ao Caribe capitalista.
Em Miami, o fotógrafo revela a lembrança permanente da ilha na vida dos exilados cubanos.

Texto Anterior: Latinos já marcam avaliação
Próximo Texto: TRECHOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.