São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Latinos já marcam avaliação

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

Os ministros de Bem-Estar Social dos países sul-americanos já marcaram para abril, em Buenos Aires (Argentina), a sua primeira reunião pós-cúpula.
Destina-se a analisar a implementação dos compromissos que seus governos assumiram na reunião de Copenhague.
Mas não é a única das iniciativas do gênero.
No Brasil, as ONGs que enviaram representantes à conferência da Dinamarca também pretendem fazer, o mais rápido possível, um balanço do encontro, bem como repassar informações às que não puderam comparecer.
Depois, vão-se reunir de novo com representantes do governo, tal como o fizeram durante toda a fase preparatória para a cúpula.
Uma reunião mais ampla de ONGs da América Latina também está sendo articulada para abril. Mas esbarra no calendário eleitoral argentino. O local do encontro será Buenos Aires, mas as ONGs temem ser usadas na campanha presidencial, que se encerra em maio.
Em setembro, em Pequim (capital chinesa), a maior parte do temário da cúpula volta ao debate, em outra grande reunião internacional. É a conferência internacional sobre a mulher, igualmente patrocinada pela ONU.
O cruzamento entre cúpula social e mulher se dá pelo fato de que 70% dos pobres do mundo são mulheres, segundo a ONU.
No ano que vem, em Istambul (Turquia), nova super-reunião das Nações Unidas. Chama-se Habitat-2 e se dedicará a analisar a questão das cidades.

Texto Anterior: Pobreza atinge países do Norte e do Sul
Próximo Texto: Cabrera Infante lembra a ilha que o deixou
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.