São Paulo, domingo, 12 de março de 1995 |
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Empresários priorizam clientes
ALINE SORDILI; CLÁUDIA PIRES
A Casa Santa Luzia Importadora, fundada em 1926, faz cerca de 50 entregas por dia e tem cadastrados 6.500 clientes. "O cliente é o mais importante e procuramos transmitir isso para os funcionários", diz Jorge da Conceição Lopes, 63, diretor. Para estreitar as relações com os clientes, Luciano Almendary, 43, sócio do Empório Santa Maria, optou por promover cursos dos produtos que vende na loja. "Com isso, oferecemos mais opções para o consumidor e ele passa a ter mais informações do que está comprando". As lojas idependentes na área de alimentação também estão crescendo e se informatizando. "Sempre há lugar para negócios independentes e bem organizados", afirma Líria Shatoni, 29, dona da doceria Lyrical, nos Jardins (zona oeste). Líria tem o negócio há três anos e afirma que o crescimento tem sido contínuo. Com apoio do Sebrae, ela informatizou a doceria e diz ter agilizando o atendimento aos clientes. Outra regra é diversificar os serviços. Sentindo essa necessidade, a Bread & Co. faz serviços de padaria, lanches por metro, doceria e organiza festas. "Diversifiquei as atividades da padaria para acompanhar o mercado", afirma Floriano Santos Neves, 45, proprietário da Bread & Co. Para atender clientes, a loja passou a ter mesas na calçada e um salão de chá. Com um faturamento mensal de US$ 50 mil por mês, a loja entrega em média 150 pedidos por dia 200 metros de sanduíches nos finais de semana. (AlS e CP) Texto Anterior: Serviço deve ser diferenciado e exclusivo Próximo Texto: Mídia alternativa aumenta Índice |
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