São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cagney, gânsgter exemplar

INÁCIO ARAUJO

Durante muito tempo, "Anjos de Cara Suja" foi tido como um modelo dos filmes de gângster. Visto hoje, a impressão é um pouco pálida. Lá estão os dois jovens pobres de Nova York que crescem e se afastam. Um vira James Cagney, criminoso cruel. O outro, Pat O'Brien, padre. E O'Brien não consegue levar o amigo para o rebanho. O roteiro é feito para adaptar a realidade à moral proposta, segundo a qual não compensa ser delinquente. Vai um tanto aos trancos, brancos e barrancos. Ao mesmo tempo, é um caso precioso de crença no papel didático do cinema: filmes como exemplo. Por fim, há um final estranhamente memorável, que pela sua secura resgata as pieguices do enredo. Por seus altos e baixos, vale ser revisto. (IA)

CIDADE DAS ILUSÕES (Angels with Dirty Faces). EUA, 1938, 97 min. Direção: Michael Curtiz. Com James Cagney, Pat O'Brien. Na Globo.

Texto Anterior: Marisa Monte no 'Programa Livre'; 'Beavis' volta com episódios inéditos; 'Perfil' ganha nova abertura; Ben Jor canta no "Por Acaso"; Documentário enfoca violência; Série inglesa viaja pela ópera com humor; O Grêmio joga na Libertadores; As grandes vozes negras; Benito Juarez rege Mahler
Próximo Texto: Hitch aposta na dúvida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.