São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
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Começa a maior disputa já vista na recente história da televisão brasileira

DA REDAÇÃO

O fim do Carnaval marca, pra valer, o início do ano novo na TV. O acirramento da disputa entre as grandes redes e o crescimento das emissoras por assinatura abrem, no Brasil, a maior batalha já vista no ar e nos cabos.
As contratações de Marilia Gabriela pela CNT, de Daniel Filho pela Bandeirantes, a transmissão da Fórmula Indy pelo SBT e o investimento da Globo em novos formatos de teledramaturgia são as armas usadas.
A briga pelo telespectador mais exigente —o consumidor de canais por assinatura— divide as grandes empresas de comunicação do país. De um lado, Globo e RBS, com apoio de grupos argentinos, controlam Net e Multicanal. Do outro, a Editora Abril tenta consolidar a TVA.
Outro componente que promete agitar a batalha é a entrada do instituto Nielsen no mercado de medição de audiência. Uma vez abolido o monopólio do Ibope, o embate entre diferentes índices pode provocar mudanças na divisão das verbas publicitárias. Seguem seis páginas com a radiografia desta guerra.

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