São Paulo, domingo, 12 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARTAS

"Estou tentando adquirir um Corsa, desde que fui contemplado em consórcio, através de lance quitado no dia 17 de dezembro. Encomendei a versão GL 1.4, cujo prazo máximo de entrega era de 40 dias. No dia 7 de fevereiro compareci à Pompéia Veículos e paguei a diferença entre a carta de crédito e o valor do carro. Depois de muita insistência, no dia 13 de fevereiro, a revenda informou que o meu carro estava parado na linha de montagem por falta de um componente do ar-condicionado. Estou sem o carro, sem o dinheiro e sem a menor previsão de quando será feita a entrega." (José Gustavo C. Santos - São Paulo, SP) A General Motors esclareceu que entrou em contato com a diretoria da concessionária e foi informada que o veículo foi entregue no dia 9 de março.

"Gostaria de saber como posso adquirir um Tempra zero km com câmbio automático. Obtive informações sobre lojas especializadas que fazem adaptação do acelerador para o pé esquerdo, sem que o projeto original do veículo seja prejudicado." (MT Saito - São Bernardo do Campo, SP) O Tempra não sai de linha e nem tem como opcional o câmbio automático. A oficina Hand Drive faz qualquer tipo de adaptação sem tirar a originalidade do carro. Os adaptadores podem ser retirados e colocados em outros carros (do mesmo modelo). Mais informações podem ser obtidas com Edison da Hand Drive, rua Prof. Marcondes Domingues, 346, Parada Inglesa, São Paulo, tel. (011) 993-3829.

"Em junho do ano passado adquiri um Kadett GL novo na revenda Levecar. Em dezembro viajei até a cidade de São Lourenço e ao retirar a bagagem do porta-malas constatei que estava cheio de água, a ponto de molhar as roupas que estavam dentro da mala. Retornei a Campinas e na revisão dos 2.500 km, na concessionária Intervec, pedi que o problema fosse resolvido. A revenda garantiu que o defeito (vedação) seria solucionado, o que não ocorreu." (Sebastião Lucena da Silva - Campinas, SP) A General Motors informou que enviou uma cópia da correspondência ao seu escritório regional de São Paulo, para conhecimento e análise. Assim que tiver uma resposta, eles devem entrar em contato com o cliente.

"Através do caderno Veículos de 19 de fevereiro tive conhecimento que a Lada vai lançar o modelo Oka, o minicarro da montadora, que deve chegar em 1996. Tive informações de que quando uma montadora lança um novo modelo há baterias de testes de adaptação às condições de uso aos quais o carro é submetido. Como obtenho mais informações sobre a possibilidade de eu mesmo submeter esse modelo às várias condições do cotidiano na região sul do Brasil?" (Roberto Luís Zehnder - Jaraguá do Sul, SC) As informações podem ser obtidas com Ursula, no Departamento de Marketing da Lada do Brasil, através do tel. (011) 872-2888 ramal: 217.

"Pertenço a um grupo de consórcio da revenda Cobape, de Salvador. Na assembléia de 21 de dezembro fui sorteado e ainda não consegui retirar o carro, um Gol CLi 1.6. A revenda alega que a fábrica não entrega o veículo." (Luiz Sergio da Silva Lima - Salvador, BA) A Volkswagen esclareceu que atualmente, devido à grande procura de veículos, não está conseguindo volume de produção compatível para atender todos os pedidos. Informou que com o aproveitamento pleno da sua capacidade instalada vai ampliar mais a oferta de automóveis para este ano. Esclareceu também que está sendo encaminhada cópia da carta ao seu regional de vendas de Recife (PE) para que possa assessorar o cliente na localização e compra do veículo pretendido.

"Os jornais publicam muitas notícias sobre os impostos para veículos 'populares', mas ninguém comenta que existe ágio na compra desses modelos já que a procura é maior que a oferta. No momento que as montadoras suprirem o mercado a contento, ninguém vai pagar ágio. Portanto, a responsabilidade cabe unicamente às fábricas de automóveis. Elas querem mesmo é manipular o mercado e não querem concorrência com veículos mais baratos e de melhor qualidade. Como sempre, quem paga o pato é o consumidor. Gostaria de obter informação sobre como posso fazer um curso de pintura de automóveis, com ênfase em retoques." (José Maria Sampaio - Guaratinguetá , SP) A Renner fornece o curso de pintura automotiva no centro de atendimento técnico. O endereço da empresa é: Estrada das Casas, 4.580, Alvarenga, São Bernardo do Campo, tel. (011) 752-4133.

"No dia 31 de janeiro do ano passado comprei um Omega CD 94, na concessionária Carfácil. O carro praticamente fica parado na minha garagem, mas já trocou o rádio toca-fitas, o extensor do tanque de gasolina (quatro vezes) e o compressor do ar-condicionado. Este último problema, apesar da troca do componente, não foi solucionado. Meu outro carro, um Vectra CD 94, hoje com 6.000 km, já trocou o motor de arranque. O carro precisa retornar para consertar um defeito no 'check-control' (equipamento eletrônico localizado no painel que identifica eventuais problemas no carro) e na segunda velocidade do limpador de pára-brisas. O tratamento obtido na concessionária é o melhor possível, porém sem peças de boa qualidade, devidamente testadas, o veículo não funciona." (José Maria Coelho - Barra Mansa , RJ) A General Motors informou que está enviando uma cópia da correspondência ao seu escritório regional do Rio de Janeiro, para que entre em contato com o cliente.

"Gostaria de sugerir que Veículos faça os testes completos dos modelos Daihatsu Applause, Daewoo Prince e Honda Accord Wagon e também um confronto entre os utilitários inglês Land Rover Discovery e japonês Nissan Pathfinder." (Fernando R. M. Pereira - Sarandi, PR)

MANUAL DO PROPRIETÁRIO
Os interessados em manuais da Ford devem escrever para Caixa Postal 5.064, CPI 2.043, CEP 09870-900, São Bernardo do Campo, SP, anexando à carta uma cópia do certificado de propriedade do veículo. Fiat, Volkswagen e GM recomendam a procura junto à rede de revendedores.

PARA ESCREVER
Envie sua carta para caderno Veículos, Redação, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Ela só será respondida através desta seção.

Texto Anterior: Uno passa Gol e lidera ranking dos mais vendidos em fevereiro
Próximo Texto: Importadores prevêem queda de 5% nas vendas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.