São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 1995
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Rota alternativa pode duplicar distância

DA REPORTAGEM LOCAL

Para evitar passar pela avenida Prestes Maia durante o período de obras, os motoristas que vêm da zona norte em direção à zona sul terão duas alternativas: seguir pela avenida Duque de Caxias ou utilizar a rua Brigadeiro Tobias.
O caminho tradicional pela Prestes Maia (que liga a avenida Tiradentes à avenida 23 de Maio) tem 1,9 km.
O motorista que optar pela Brigadeiro Tobias vai andar 2,7 km. Em vez de seguir pela avenida Tiradentes ele deve pegar as ruas Ribeiro de Lima, Prates e Brigadeiro Tobias, retornando à avenida Prestes Maia pela rua Riskallah Jorge, já depois do trecho em obras.
Quem for pela Duque de Caxias terá que percorrer 4,5 km.
Apesar dos caminhos alternativos serem mais longos, os motoristas que fizerem essa escolha vão ganhar tempo porque, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), essas vias estarão menos congestionadas do que a avenida Prestes Maia.
A reportagem da Folha percorreu neste fim-de-semana os três caminhos —pela Prestes Maia e pelas duas rotas alternativas. Mesmo durante o sábado e domingo, os três tinham trânsito lento.
Quem optar por seguir direto pela avenida Prestes Maia (caminho tradicional) pega bastante tráfego antes do trecho em obras. Depois da Senador Queirós, o fluxo de carros diminui, mas continua intenso.
Na rota alternativa pela rua Brigadeiro Tobias o congestionamento mais intenso acontece entre as ruas Prates e Washington Luís.
Os motoristas que se utilizarem da avenida Duque de Caxias no novo sentido (Luz-largo do Arouche) vão enfrentar o desvio mais longo, mas com o trânsito menos intenso.
Os cruzamentos da Duque de Caxias com as avenidas Rio Branco e São João e a passagem para a rua Amaral Gurgel são os pontos em que deve haver maior lentidão.
Na continuação da rota alternativa, a Amaral Gurgel deve ser o trecho mais problemático. O trânsito da rua é normalmente intenso e ainda vai receber os veículos vindos da Duque de Caxias.
O desvio proposto pela CET se completa pela ligação Leste-Oeste, até o acesso à avenida 23 de Maio, que costumam ter engarrafamentos nos horários de pico.
Devido à inversão de mão de parte da Duque de Caxias, o trânsito vai ficar mais complicado no sentido inverso, para quem vai da ligação leste-oeste em direção à Luz.
As seis faixas da Duque de Caxias que normalmente fazem a ligação agora são apenas três. Ontem à tarde a reportagem observou trânsito lento na Amaral Gurgel e na Duque de Caxias.

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