São Paulo, segunda-feira, 13 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP organiza nova convenção de RPG

Evento em 95 acontece fora da Cidade Universitária

MARCEL PLASSE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Começa no sábado a 5º Convenção de RPG (Role Playing Game) da USP, organizada pela Camarilla (Associação Paulista de Jogadores de RPG e Jogos de Estratégia e Simulação).
Apesar do nome, a USPCON não vai ser sediada na Cidade Universitária. O fechamento dos portões da USP nos fins-de-semana tornou impossível realizar a convenção dentro do campus.
O evento acontece na r. Domingos de Moraes, 1581 (Vila Mariana, zona sul de São Paulo).
O RPG, que já teve até uma convenção internacional no Brasil, organizada pela editora e importadora Devir, evoluiu da antiga tradição oral dos contadores de histórias para virar uma espécie de xadrez "new age".
Usando tabuleiros e dados, os jogadores assumem o papel de bárbaros e feiticeiros —ou super-heróis e robôs japoneses, a criatividade é o limite— em luta contra dragões imaginários.
O objetivo é escapar do "cheque" das situações propostas pelos "game masters", que julgam os confrontos.
As convenções anteriores receberam de 200 a 400 frequentadores, mas a Camarilla está preparada para receber até 600 jogadores.
Estão previstas 40 mesas de jogos, divididas entre RPGs nacionais e estrangeiros e jogos de estratégia ("Battletech", "Spacefleet", etc.).
A Uspcon terá ainda campeonatos de "trading cards" (jogos de cartas), como "Magic: The Gathering" e, como demonstração, "Spellfire", que a editora Abril Jovem pretende lançar no Brasil.
Os "cards" são a nova mania entre os fãs americanos de RPG. Com eles, os jogadores se enfrentam, em vez de ajudar os companheiros a resolver o jogo.
Há ainda uma banca para a venda de RPGs e "cards", leilões de jogos usados e exposições de miniaturas e desenhos.

Texto Anterior: Convênio exclui particulares
Próximo Texto: A CONVENÇÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.