São Paulo, terça-feira, 14 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazenda de Tietê lança franchising para capim

DA REDAÇÃO

A fazenda Pau D'Alho, de Tietê (SP), lançou o sistema de franchising para a comercialização do capim "Tifton 85 POI".
Mediante o pagamento de uma taxa de franquia, o produtor recebe um kit com 5.000 mudas de tifton, certificado de garantia do produto, assistência técnica e assessoria de marketing.
"É um capim que resiste ao ataque da cigarrinha, se mantém verde mesmo nos períodos mais secos e cresce com extrema rapidez", diz Carson Geld, proprietário da fazenda Pau D'Alho.
Segundo ele, sua fazenda foi a pioneira na importação de mudas de tifton 85 dos campos de pesquisa da Universidade da Geórgia, nos EUA.
A partir dessas importações, Geld criou a marca "Tifton 85 POI", com selo de garantia para a origem e a qualidade do produto.
Citando pesquisas realizadas nos EUA, Geld acrescenta que o tifton 85 POI produz cerca de 35% a mais de matéria verde em comparação com o tifton 78.
Segundo ele, o capim oferece condições propícias para a formação de pastagens rústicas para bovinos (corte e leite) e equinos.
Geld diz que o negócio é favorável para quem tem pequena propriedade e não dispõe de muito capital ou para o agricultor que procura uma atividade extra para sua fazenda.
"É só plantar que 90 dias depois o produtor já tem muda para vender", diz Geld.
Para garantir boa distribuição do produto, Geld pretende evitar a disputa de um mesmo mercado entre franqueados.
Um dos requisitos exigidos é que o interessado possua propriedade à beira de estrada de grande movimento.
O tifton 85 virou o capim da moda e vem ampliando seu espaço no mercado brasileiro. Mas, segundo Geld, sua proliferação está fazendo com que muitos fazendeiros acabem comprando "gato por lebre".

ONDE SABER MAIS: Fazenda Pau D'Alho, tel. (0152) 82-2343 ou tel (011) 262-6251

Texto Anterior: Novas perspectivas para a citricultura
Próximo Texto: Megaleilão QM deve render US$ 1 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.