São Paulo, terça-feira, 14 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder ataca Clóvis Carvalho

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O líder do governo no Congresso, deputado Germano Rigotto (PMDB-RS), disse ontem que o ministro-chefe da Casa Civil, Clóvis Carvalho, precisa "se afinar" para assegurar a articulação política do governo com o Congresso.
"Há necessidade de a equipe do ministro Clóvis Carvalho se afinar e definir o trabalho que vai fazer", disse antes de uma reunião do presidente Fernando Henrique Cardoso com ministros, líderes e presidentes de partidos aliados.
Com essa declaração, Rigotto reforçou as críticas dos partidos à atuação de Clóvis Carvalho.
Na semana passada, FHC ouviu do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) as mesmas críticas em relação a seu chefe da Casa Civil.
Em conversa com amigos no Congresso, ACM dizia que o presidente iria "flexibilizar" a questão da distribuição dos cargos e sugeria que haveria mudanças na condução da articulação política.
No encontro, FHC pediu ajuda a ACM para garantir a aprovação das reformas no Congresso. Ontem, foi a vez de Rigotto sugerir que FHC divida a articulação de Carvalho com o vice-presidente Marco Maciel e outros ministros.
"Não há condições de aprovar uma emenda constitucional sem o convencimento da grande maioria", lembrou Rigotto. A aprovação de emenda exige duas votações na Câmara e no Senado, com quórum de três quintos.
FHC reuniu ontem ministros, líderes no Congresso e presidentes do PFL, PSDB e PMDB para discutir a articulação política. Oficialmente, a reunião foi convocada para avaliar as reformas estruturais e a MP 935, que permitirá ao Tesouro reter recursos da Seguridade Social (leia reportagem a respeito na página 1-4).
Rigotto disse "ser natural" a falta de articulação do governo para aprovação das emendas constitucionais. "Pode estar desafinado porque ele (Clóvis Carvalho) assumiu há pouco tempo, colocou gente nova. É natural. A partir de agora isso vai melhorar".

Texto Anterior: Governo tenta explicar reforma da Previdência
Próximo Texto: Sarney propõe 'mutirão' pelo real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.