São Paulo, terça-feira, 14 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes brasileiros são achados em Londres

ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES

A embaixada brasileira no Reino Unido estuda a realização de uma mostra, até o final do ano, com filmes brasileiros encontrados por acaso no terceiro andar da sua sede, em Londres.
O trabalho de organização e seleção do material está sendo feito por Patrícia Costa, que já assistiu a maior parte das 123 latas de filme encontradas no prédio, no final do ano passado.
Segundo Costa, cerca de 90 latas estavam em um armário que precisou ser retirado do lugar, quando foi feita uma reforma em uma das salas da embaixada. Uma busca feita em seguida por todo o prédio levou à descoberta do restante dos filmes.
O material reúne 78 latas com filmes 16mm e 45 de 35mm. Entre os 16mm, existem principalmente filmes para promover o Brasil no Reino Unido, com imagens da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.
Muitos deles, segundo Patrícia Costa, não têm créditos nem a data em que foram produzidos. A maioria seria da década de 60. Entre eles, está uma produção da BBC, que por informações dadas pelo locutor foi possível situá-la pouco antes da construção de Brasília.
A capital federal é tema ainda de um documentário, cuja produção foi coordenada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sobre sua construção. O filme teria sido distribuído pelo Itamaraty para todas as embaixadas no exterior na data da inauguração de Brasília, para promover a cidade.
O material de 35mm, que deverá servir de base para a mostra de filmes, inclui obras como "São Bernardo", "O Caiçara" e "Compasso de Espera".

Texto Anterior: Cineasta vê Beethoven como astro de rock
Próximo Texto: Cuba vence festivais na Suíça e na Colômbia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.