São Paulo, terça-feira, 14 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Móvel brasileiro ganha obra de referência

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

Evento: lançamento do livro Móvel Moderno no Brasil
Autora: Maria Cecilia Loschiavo dos Santos
Onde: Etel Interiores (r. Virgílio de Carvalho Pinto, 599, tel. 011/210-2946)
Quando: hoje, a partir das 18h
Preço: R$ 45,00

A bibliografia referente ao design brasileiro ganha hoje —com lançamento na loja Etel Interiores— uma nova e importante obra de referência: "Móvel Moderno no Brasil", da filósofa, pesquisadora e jornalista Maria Cecilia Loschiavo dos Santos.
O livro começa com o objetivo de traçar um perfil do desenvolvimento do móvel no país neste século. Para isso, porém, precisa recuar e analisar influências deixadas pela inicial importação de móveis de Portugal, Inglaterra e França, principalmente. O consequente desenvolvimento da marcenaria no país retiraria suas linhas e formas desse mobiliário.
Histórico, o livro prossegue com uma análise dos principais fatores da movelaria no país, como as influências dos modernistas dos anos 20, que se reflete na produção a partir nos anos 20 e 30 (Flávio de Carvalho, Joaquim Tenreiro); anos 40 (Lina Bo Bardi) e anos 50 (Geraldo de Barros).
Nos anos 70, se destaca a maior preocupação com a racionalização dos espaços e o perfil mais utilitário do design nacional, através da produção de móveis para escritórios.
As décadas de 80 e 90 é marcada, de um lado, por uma maior conscientização ecológica e o interesse por um design orgânico, como em peças de Lina Bo Bardi, José Zanine Caldas, Edith Diesendruck e dos irmãos Fernando e Humberto Campana. Também se evidencia neste período a influências de escolas européias na produção de designers como Fúlvio Nanni Jr. e Claudia Moreira Salles (o trabalho ao lado, de sua autoria, pertence ao acervo da Etel Interiores, que promove hoje o lançamento do livro).
(CF)

Texto Anterior: Homem precisa superar a vaidade
Próximo Texto: Oasis aposta no tédio em Nova York
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.