São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Humor francês é incompatível com gargalhada

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Apresentado na capa do vídeo como uma comédia rasgada, o filme "Golpe de Tiras" pode ser uma decepção. Não vá esperando gargalhar com as aventuras dos policiais René e François.
René (Philippe Noiret) é o tira veterano. Corrupto, ele domina seu bairro em Paris: do açougueiro aos camelôs, todos o sustentam.
Depois de se meter numa fria e de mandar para a cadeia seu parceiro de rondas, René tem que encarar a convivência com o novato François, seu novo parceiro. François (Thierry Lhermitte) é um jovem do interior, que chega a Paris disposto a fazer uma carreira honesta e brilhante na polícia.
René vai ensinar a François como a vida funciona nas ruas. O aprendiz supera o mestre.
Os franceses nunca foram muito bons nas comédias. Nos policiais, também não. Há sempre muita reflexão e pouca ação, que resultam num pastelão intelectualizado.
Mas "Golpe de Tiras" não é um filme chato —provoca vários sorrisos. Os dois personagens são simpáticos, percorrem e mostram as ruas de Paris, sabem apreciar um bom vinho e estão longe de ser truculentos. (Fernanda Scalzo)

Vídeo: Golpe de Tiras
Direção: Claude Zidi
Com: Philippe Noiret e T. Lhermitte
Lançamento: Betta (tel. 011/230-0200)

Texto Anterior: Bergman discute fim do inferno conjugal
Próximo Texto: "O Rei Leão" bate recorde de vendas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.