São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blitz fecha restaurante do Sírio Libanês

DA REPORTAGEM LOCAL

A Semab (Secretaria de Abastecimento) interditou ontem a cozinha do Clube Sírio Libanês, em Indianópolis (zona sul de São Paulo), por falta de higiene.
O gerente do restaurante do Sírio, José Gomes de Souza, 43, foi detido por vender alimentos deteriorados e com a data de validade vencida.
Os fiscais da Semab encontraram no clube 10 litros de leite vencidos há dois dias, 8,2 kg de pão de forma e 4,2 kg de pão sírio com a data de validade expirada há quatro dias. Os alimentos foram apreendidos e inutilizados no próprio clube pela Semab.
Segundo Gomes, os pacotes de pão e o leite já deveriam ter sido retirados da cozinha e não seriam oferecidos aos sócios. Ele foi levado para a 2ª Delegacia de Saúde, pagou fiança de R$ 2.000,00 e foi liberado.
Ao todo, a Semab aplicou quatro multas no Sírio Libanês por falta de higiene, alimentos mal acondicionados ou com datas de vencimento vencidas. As multas somaram R$ 477,00.
O bar da boate do clube foi interditado porque os fiscais encontraram baratas perto da comida. As demais áreas do clube estão liberadas para os sócios.
O Contru (Departamento de Uso e Controle de Imóveis), órgão da Sehab (Secretaria de Habitação) responsável pelas blitze que atestam a segurança dos clubes, não participou da vistoria de ontem.
Não está descartada a possibilidade de que o Contru volte ao Sírio para checar se os equipamentos de proteção contra incêndio, de proteção atmosférica (pára-raios) e as instalações elétricas estão de acordo com as leis.
O advogado do clube, Fábio Kadi, afirmou que, apesar das multas, "o Sírio havia feito um sério trabalho para que tudo estivesse rigorosamente de acordo com as normas".
Segundo ele, de todos os clubes vistoriados até agora pela Semab, o Sírio Libanês foi o que estava em melhores condições.
Nas últimas duas semanas, Semab, Sehab e Decon (Delegacia do Consumidor) vistoriaram cinco clubes e multaram todos.
O caso mais grave foi o do Esporte Clube Pinheiros (zona oeste), que foi interditado durante 24 horas, no dia 9 de março, por falta de segurança e higiene.
Os clubes Harmonia e Paulistano tiveram suas cozinhas interditadas por falta de higiene, mas elas já foram liberadas.
O complexo de piscinas, os restaurantes e o almoxarifado do Clube Monte Líbano foram fechados ontem e devem reabrir hoje.
Não havia pára-raios para proteger a área da piscina, as instalações elétricas estavam sobrecarregadas e havia alimentos impróprios para consumo na cozinha.
Semab, Decon e Sehab dão continuidade às blitze em clubes hoje a partir das 9h.

Texto Anterior: Sabesp suspende racionamento na zona leste
Próximo Texto: Controle de poluição de carro só sai em 96
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.