São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Civilização olmeca baseou-se na pedra

ROGÉRIO C. DE CERQUEIRA LEITE

Cultura é conhecida por inclinação artística; em Villahermosa é possível apreciar esculturas de cabeças colossais
No México
O México é rico em pedras e as culturas da Mesoamérica desde 1500 a.C. até a chegada de Cortés, no início do século 16, evoluíram baseadas quase que exclusivamente na pedra. Mais precisamente na obsidiana, uma forma de quartzo vitrificado, utilizada em armas e ferramentas.
Os olmecas, tanto quanto seus sucessores, não dominaram a metalurgia. Usaram apenas metais e ligas dúcteis, de pouco uso prático. E assim mesmo quase exclusivamente para fins ornamentais.
Para uso cerimonial, os olmecas vão para o oeste e para o norte buscar o raro jade verde-azulado translúcido. A malaquita e sua mistura com azurita (lápis-lazúli) também é muito valorizada.
Mas uma série de pedras denominadas genericamente "jedeide", sempre de cor verde ou azul-esverdeado, dominam a vida cerimonial do povo olmeca.
É um povo artisticamente inclinado. Os túmulos são forrados com efígies inscritas em jardins de pedra. Os governantes marcam seu lugar na história com gigantescas reproduções de suas cabeças. Três metros de altura, 20 a 30 toneladas, em um só bloco.
É claro aqui o amadurecimento dessa arte. O estilo é homogêneo, pronunciado, expressivo. O mesmo acontece com a hiperestilizada, maneirística, quase surrealista, representação do corpo humano. Braços curtos, atrofiados, pernas dominantes, abdomes distendidos, crânio ovalado.
O nível de maneirismo na expressão da escultura olmeca foi além daquela do Egito. Apesar disso, o artista olmeca tem uma avançada capacidade de exprimir o movimento corporal. Peças como "O Lutador" e o "Torso do Guerreiro", de São Lourenço, são demostrações cabais dessa habilidade.
A civilização olmeca iniciou-se 1500 antes de Cristo e teve seu apogeu por volta de 600 a.C.. Sua influência artística continua, entretanto, posteriormente.
Não restam dúvidas de que os olmecas chegaram a um nível elevado de organização social. Todavia a ausência de escritura e outras formas de expressão ainda mantém esta civilização em profunda obscuridade.
Uma visita ao museu de La Venta, em Villahermosa, onde se cerca de 30 dessas esculturas maravilhosas, inclusive algumas cabeças colossais, é obrigatória. Para os fanáticos, uma visita a São Lourenço será de muito interesse.

Texto Anterior: Como fazer render seu dinheiro
Próximo Texto: Cidades revelam prosperidade dos maias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.