São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arrecadação tem queda de 13% em fevereiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo arrecadou R$ 5,8 bilhões em fevereiro deste ano, o que representa queda de 13% em relação ao mês anterior. Em comparação a fevereiro do ano passado a arrecadação de impostos federais aumentou 27,5%.
A queda dos recursos em aplicações financeiras, que vem acontecendo desde o Plano Real, causou queda de 8,7% no IR sobre aplicações financeiras e no Imposto sobre Operações Financeiras.
Ao comparar os dados de fevereiro/95 com fevereiro/94, a Receita Federal atribui o crescimento da arrecadação ao aquecimento da economia e ao fim da corrosão inflacionária dos impostos.
Outro fator é a vitória judicial da União, que teve reconhecido o direito de cobrança da Cofins (2% sobre a receita operacional bruta das empresas).
Esta arrecadação extra, que foi de R$ 500 milhões apenas em fevereiro, é vinculada à Seguridade Social, mas poderá ser retida no Tesouro por causa da medida provisória 935, editada recentemente pelo governo com o objetivo de cobrir déficits da União.
A arrecadação do IR das pessoas físicas aumentou 25%, crescimento que a Receita atribui à elevação da massa salarial no país.

Texto Anterior: Fazenda pode operar o Cadin
Próximo Texto: Itamar aceita ser embaixador em Portugal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.