São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jatene ataca lobby de estrangeiros na saúde

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE E

O ministro da Saúde, Adib Jatene, afirmou ontem em Belo Horizonte (MG) que um "lobby grande e poderoso" está se articulando para forçar a entrada do capital estrangeiro nos serviços de saúde.
Jatene, que é contra essa abertura, disse que está "atento" à possível investida. Afirmou ainda que o ministro José Serra (Planejamento) pode estar defendendo a abertura para o capital estrangeiro.
"Mas certamente ele não faz parte desse lobby. Eu conheço o Serra. Ele tem história", disse.
Segundo o ministro, esse assunto —que deverá ser discutido na reforma constitucional— ainda não tem uma posição definida no governo.
"Hospital não é um negócio. Hospital é um serviço que se oferece para a população e deve ser de preferência da comunidade," afirmou.
Jatene antecipou, porém, que a tendência no governo em relação ao seguro-saúde é aceitar a participação do capital estrangeiro.
Internet
O consulado dos Estados Unidos no Rio confirmou ontem ter enviado à rede Internet (que liga por computadores cerca de 40 milhões de pessoas no mundo) um relatório estimulando investimentos norte-americanos no setor de saúde no Brasil.
Anteontem, Jatene disse ter encontrado o relatório ao acessar a Internet. O ministro da Saúde recebeu denúncia da deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ).
A deputada suspeita de repasse de informações privilegiadas ao consulado. Segundo ela, o relatório entrou na Internet em 9 de novembro do ano passado, no período de transição do governo Itamar para a gestão Fernando Henrique.

Texto Anterior: Brizola reaparece e vê desgoverno no país
Próximo Texto: Câmara debate fim de reserva à navegação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.